• ATIVIDADE FÍSICA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

ATIVIDADE FÍSICA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Realizar atividades físicas durante o isolamento social tem sido apontado como uma das alternativas para evitar o estresse e ansiedade. Muitas pessoas optaram por dar continuidade aos exercícios em casa, mesmo com o fechamento das academias em todo o país. A medida faz parte da quarentena, estabelecida nos países afetados pelo novo Coronavírus. O objetivo é evitar aglomerações, que facilitam a rápida transmissão do vírus. Se você tem se sentido muito parado e tem notado muitos sintomas relacionados à ansiedade, saiba que os benefícios das atividades físicas durante o isolamento social vão além de questões estéticas, uma vez que também auxiliam no fortalecimento da saúde mental. 

 

Benefícios da atividade física na quarentena:

 

Neste período, tem sido comum passar mais tempo deitado ou sentado, o que pode acarretar cada vez mais problemas no futuro. Além de aumentar a imunidade e prevenir problemas de saúde, as atividades físicas ajudam a manter a boa saúde mental na quarentena, reduzindo o estresse e a ansiedade. As pessoas que não tinham costume da prática de exercícios físicos antes do isolamento e desejam dar início, devem ter bastante cautela e respeitar as suas limitações. 

 

 

Então, como fazer atividade física na quarentena?

Há algumas possibilidades que listarei logo abaixo. Confira: 

 

1.    Fazer caminhadas, no mínimo de 30 minutos, com um ritmo leve a moderado de acordo com o seu condicionamento físico;

2.    Andar de bicicleta, certifique-se que a bike está em dia, comece com uma distância curta e vá progredindo aos poucos.

3.    Exercícios com o próprio peso do corpo, tais como: polichinelo, agachamento, abdominais, se puder ter a orientação de um profissional, melhor, se não, inicie com calma para não se machucar.

4.    Pular corda e subir escada também são ótimos exercícios aeróbicos, fortalecem o corpo todo e ainda melhoram o seu sistema cardiovascular.

5.    Alongamentos, além do seu corpo estar fisicamente ativo, também deve estar com o alongamento em dia, então pratique. Um corpo com boa flexibilidade é um sinal de articulações saudáveis.

 

 

Tenha motivação e responsabilidade, nem sempre temos disposição para malhar, ainda mais neste momento em que não temos aquele amigo para incentivar, pelo menos presencialmente. É importante pensarmos que precisamos nos manter ativos nos exercícios, para não ficarmos ansiosos, em pânico ou depressivos. A atividade física, além de proporcionar felicidade, também é bem-vinda à nossa imunidade, tudo o que precisamos agora. Tenha foco e inclua os exercícios na sua agenda. Por isso, não pare. Adapte-se!


Gostou das dicas do Profissional de Educação Física Alexandre Zaffalon?

 

 Nós da ACPO, estamos buscando sempre dicas para melhorar o seu dia a dia, e ressaltamos o que diz o profissional: exercícios físicos fortalecem nossa saúde física e mental. Que tal iniciar hoje uma nova atividade?

 

Registre o momento e compartilhe conosco nas redes sociais, não esqueça de marcar no Instagram e Facebook: @acpoempreendimentos.




Receba nossas novidades!

Cadastre seu e-mail e você será avisado de tudo que estamos lançando.