• Home Office com filhos: como lidar?

Home Office com filhos: como lidar?

    Os filhos estão em casa e você também? Este é um período de adaptação para todos nós e neste artigo vamos te dar algumas dicas de como conciliar crianças e trabalho. Dá pra ser produtivo e exercer as duas tarefas? Dá sim! O importante é não se cobrar tanto em nenhuma das suas funções. Ok?

 1. Tenha um plano de atividades e estabeleça horários

Diferentemente da empresa ou do escritório, em casa não há horários definidos para começar, almoçar e ir embora. Por esse motivo, quando se faz home office deve-se tomar muito cuidado para não trabalhar de mais ou de menos. Para facilitar, você pode organizar uma agenda com seus compromissos e tarefas que precisa realizar – sejam elas profissionais ou pessoais. Faça um plano de atividades diário e semanal para se organizar e conseguir ser mais produtivo.

 2. Tenha um local de trabalho definido

Para se organizar e definir melhor os horários de trabalho é importante ter um espaço da casa dedicado e adaptado para isso. Improvisar algum canto da sala, trabalhar na mesa da cozinha ou no sofá pode prejudicar o seu rendimento, pois assim as distrações e interrupções serão mais frequentes, sendo mais difícil se concentrar no trabalho. Por isso a importância de definir e preparar um local na casa. Não precisa de muito luxo, mas garanta que seja organizado e silencioso. Assim, fica mais fácil definir para você e para os pequenos quando você está trabalhando e quando está disponível para outras as atividades.

3. Tire o pijama!

Pode parecer uma brincadeira, mas, realmente, tirar o pijama e vestir-se pela manhã é um ritual que faz parte da organização do dia de trabalho. Essa rotina faz com que nosso cérebro entenda que está na hora de focar nas atividades, além de dar o recado para as demais pessoas da casa de que você está ocupado(a).

 4. Reserve um tempo para os pequenos

Trabalhar em casa, não necessariamente significa mais tempo de qualidade com os filhos. Para isso é preciso organização. Organize sua agenda e seu horário de trabalho tentando priorizar os momentos com os pequenos. Se de manhã eles ficam em casa e à tarde vão à escola, você pode deixar o período da manhã para as atividades tranquilas e se dedicar mais aos pequenos. Assim, durante a tarde, quando estiver sem os filhos por perto, você conseguirá se dedicar melhor às atividades que exigem mais concentração, por exemplo.

 5. Não tenha vergonha de pedir ajuda

Contar com alguém para dividir os cuidados com os pequenos e as tarefas da casa é muito importante para que você consiga administrar melhor seu tempo e suas obrigações. Seja o parceiro, a mãe, o pai, irmãos, amigos ou vizinhos, ter uma rede de apoio é um up na rotina!

6. Cuide de você

É importante tomar cuidado para que a possibilidade de fazer seus próprios horários não faça com que você se sobrecarregue demais! Tire alguns minutos durante o dia para você, seja para ler um livro que gosta, praticar algum exercício ou simplesmente não fazer nada. Isso é fundamental para o seu rendimento e bem-estar!

 7. Tenha sempre um plano B

Quem tem filhos pequenos sabe o quanto a rotina pode ser imprevisível! Levar no médico, buscar na escola fora de horário porque se machucou, reunião de pais, excursão com a escola e por aí vai… Por isso, uma boa dica é estar preparado(a). Principalmente se você for o(a) principal responsável pelos cuidados com os filhos, tenha pequenas folgas na sua agenda e sempre um plano B na manga!

Curtiu as dicas? Então segue a gente e fica ligado nos próximos posts! ;)

Instagram: @acpoempreendimentos

Facebook: /acpoempreendimentos

Receba nossas novidades!

Cadastre seu e-mail e você será avisado de tudo que estamos lançando.