PLANEJAMENTO DA OBRA: LAYOUT DO CANTEIRO | ACPO .:. Empreendimentos
  • PLANEJAMENTO DA OBRA: LAYOUT DO CANTEIRO

PLANEJAMENTO DA OBRA: LAYOUT DO CANTEIRO

    O planejamento do layout do canteiro é fundamental para o funcionamento eficiente de uma obra. Na ACPO começamos a pensar nesses detalhes muito antes do início da execução dos nossos projetos. 

    O layout do canteiro é uma representação gráfica, na qual exibimos a localização dos equipamentos, materiais, serviços e a edificação no terreno. Dependendo do espaço disponível, deve-se analisar muito bem o transporte de cargas, pessoas e equipamentos para que não dificultem ou interrompam a execução do empreendimento.

    Deve-se determinar a localização da grua, do elevador cremalheira e outros equipamentos de acordo com a disposição da edificação e porte da obra. Assim como, a localização do armazenamento dos materiais, para evitar transportes e deslocamentos verticais excessivos que aumentem o tempo para execução dos serviços.

Itens importantes que devem ser analisados para disposição do layout do canteiro:


- Localização do almoxarifado e armazenamento dos materiais.

- Central de argamassa.

- Acesso de veículos e pessoas à obra.

- Localização do escritório de engenharia e administração da obra.

- Áreas de vivência: refeitório, banheiros e vestiários.

Na imagem abaixo consegue-se identificar esses pontos no layout do canteiro do nosso empreendimento Duque 1128.

 


   Um layout bem planejado, favorece a rapidez nos processos, reduz os transportes e movimentos, aumenta a produtividade e também contribui para um funcionamento integrado da mão de obra, materiais e equipamentos do canteiro.

    Sua distribuição pode variar de acordo com a fase em que se encontra a execução da obra. Como também, deve obedecer às disposições da NR 18 - Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Você sabia da importância de pensar e planejar a logística do canteiro de obras?


Se gostou, compartilhe esse post com os amigos!

Não esqueça de enviar o seu comentário, assim podemos criar mais conteúdos com curiosidades e informações sobre nossas obras.

 

Conteudista convidada:


Receba nossas novidades!

Cadastre seu e-mail e você será avisado de tudo que estamos lançando.