
IPTU
Nesta seção, você encontrará todas as informações sobre como administrar as documentações relevantes à cobrança de IPTU do seu imóvel comprado junto à ACPO, e também como realizar a troca de titularidade junto à Prefeitura Municipal de Pelotas.
Realizar a atualização do proprietário do seu imóvel junto à Prefeitura Municipal é uma responsabilidade do comprador e garante seus direitos sobre o imóvel, visto que ele será registrado oficialmente nos serviços cartoriais e notariais
Clique na sua situação para ser direcionado ao passo-a-passo.
- Solicite um termo de quitação para a Construtora ACPO, pelo e-mail: financeiro@acpo.com.br
- Favor encaminhar nome completo, CPF, empreendimento na solicitação.
- Após obter o termo de quitação, solicite uma 2ª via atualizada da certidão de matrícula do imóvel no Registro de Imóveis e uma cópia do contrato de compra e venda.
- Tenha os seguintes documentos em mãos:
- Documento de identidade (RG, CNH, CTPS, etc.)
- CPF
- Certidão de estado civil atualizada (certidão de nascimento se solteiro, certidão de casamento se casado, ou certidão de casamento com averbação de divórcio, se for o caso).
- Com os documentos acima, compareça ao tabelionato de sua escolha, apresente a documentação e solicite a guia de ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Imóveis) para o processo de escritura pública.
- Tabelionatos sugeridos:
- Tabelionato Lorenzi: Rua Sete de Setembro, 151, Bairro Centro.
- Cartório Fragata: Avenida Duque de Caxias, 908, Bairro Fragata.
Após o pagamento do ITBI, retorne ao tabelionato com o comprovante. O tabelionato encaminhará a minuta da escritura ao setor jurídico da ACPO para análise. Quando tudo estiver pronto, será solicitada a assinatura das partes.
- Com a escritura pública em mãos, e uma via da matrícula do imóvel, vá até o Registro de Imóveis da zona onde foi registrada a matrícula e solicite o registro da escritura pública na matrícula.
- Com a certidão de matrícula atualizada, você deve solicitar a atualização do proprietário na Prefeitura de Pelotas. Esse processo pode ser feito das seguintes formas:
- Acesse o site da Prefeitura de Pelotas e vá até a aba "Serviços", depois em "Serviços ao Cidadão", e clique em "Serviços Tributários" e após em “Guias de IPTU”. Na próxima página, à esquerda, clique em "IPTU" e depois em "Serviços". Escolha a opção "Averbação" e preencha com a inscrição municipal do imóvel.
- Anexe a cópia do RG, CPF e a matrícula do imóvel atualizada com o registro da escritura pública. Na aba "Justificativa", informe que o imóvel não pertence mais à ACPO conforme registro na matrícula, anexando os documentos necessários.
- Vídeo tutorial no Youtube: VISUALIZAR VÍDEO
- Compareça à Secretaria Municipal de Finanças (Rua Santos Dumont, nº 149) com documento de identidade e certidão de matrícula do imóvel atualizada e registrada. Somente o proprietário registrado ou alguém com procuração reconhecida em cartório pode realizar este processo.
Imóveis comprados por financiamento bancário, consórcio ou usando carta de crédito do FGTS precisam ter seus documentos de compra (contratos ou escrituras) registrados na matrícula do imóvel. Abaixo está o passo a passo para atualizar o proprietário:
- Será necessário ter um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) e uma via atualizada da certidão de matrícula do imóvel com o registro de propriedade em nome do adquirente (alienação fiduciária ou outro).
- Com a certidão de matrícula atualizada, você deve solicitar a atualização do proprietário na Prefeitura de Pelotas. Esse processo pode ser feito das seguintes formas:
- Acesse o site da Prefeitura de Pelotas e vá até a aba "Serviços", depois em "Serviços ao Cidadão", e clique em "Serviços Tributários" e após em “Guias de IPTU”. Na próxima página, à esquerda, clique em "IPTU" e depois em "Serviços". Escolha a opção "Averbação" e preencha com a inscrição municipal do imóvel.
- Anexe a cópia do RG, CPF e a matrícula do imóvel atualizada com o registro da escritura pública. Na aba "Justificativa", informe que o imóvel não pertence mais à ACPO conforme registro na matrícula, anexando os documentos necessários.
- Vídeo tutorial no Youtube: VISUALIZAR VÍDEO
- Compareça à Secretaria Municipal de Finanças (Rua Santos Dumont, nº 149) com documento de identidade e certidão de matrícula do imóvel atualizada e registrada. Somente o proprietário registrado ou alguém com procuração reconhecida em cartório pode realizar este processo.
Importante: Este processo é de total responsabilidade do cliente e deve ser concluído o mais rápido possível. Caso contrário, medidas extrajudiciais e judiciais podem ser adotadas pela ACPO.
Para imóveis no qual o pagamento é realizado de maneira parcelada e alienada para a Construtora ACPO, deverá efetivar o seguinte passo-a-passo abaixo.
- Tenha em mãos a via original do contrato de compra e venda e solicite uma 2ª via atualizada da certidão de matrícula do seu imóvel no Registro de Imóveis
- Além disso, será necessário apresentar:
- RG ou CNH
- CPF
- Certidão de estado civil atualizada (certidão de nascimento, certidão de casamento ou certidão de divórcio, conforme aplicável).
- Com os documentos prontos, vá ao tabelionato de sua preferência, apresente a documentação e solicite a guia de ITBI para a escritura pública de alienação fiduciária em garantia da ACPO, e efetue o pagamento.
- Tabelionatos sugeridos:
- Tabelionato Lorenzi: Rua Sete de Setembro, 151, Bairro Centro.
- Cartório Fragata: Avenida Duque de Caxias, 908, Bairro Fragata.
- Após a compensação do pagamento, volte ao tabelionato com o comprovante de pagamento. O tabelionato encaminhará a minuta da escritura ao setor jurídico da ACPO para análise, e então será solicitada a assinatura das partes.
- Com a escritura e uma via da matrícula do imóvel, vá ao Registro de Imóveis da zona onde foi registrada a matrícula e peça o registro da escritura de alienação fiduciária.
- Com a certidão de matrícula atualizada, você deve solicitar a atualização do proprietário na Prefeitura de Pelotas. Esse processo pode ser feito das seguintes formas:
- Acesse o site da Prefeitura de Pelotas e vá até a aba "Serviços", depois em "Serviços ao Cidadão", e clique em "Serviços Tributários" e após em “Guias de IPTU”. Na próxima página, à esquerda, clique em "IPTU" e depois em "Serviços". Escolha a opção "Averbação" e preencha com a inscrição municipal do imóvel.
- Anexe a cópia do RG, CPF e a matrícula do imóvel atualizada com o registro da escritura pública. Na aba "Justificativa", informe que o imóvel não pertence mais à ACPO conforme registro na matrícula, anexando os documentos necessários.
- Vídeo tutorial no Youtube: VISUALIZAR VÍDEO
- Compareça à Secretaria Municipal de Finanças (Rua Santos Dumont, nº 149) com documento de identidade e certidão de matrícula do imóvel atualizada e registrada. Somente o proprietário registrado ou alguém com procuração reconhecida em cartório pode realizar este processo.