O que é Desenvolvimento Urbano e quais são seus benefícios | ACPO .:. Empreendimentos
  • O que é Desenvolvimento Urbano e quais são seus benefícios

O que é Desenvolvimento Urbano e quais são seus benefícios

Você sabe o que cidades como Medellín, Singapura, Nova Iorque e Copenhague têm em comum? Todas são referências mundiais em desenvolvimento urbano, seja por projetos inovadores visando o combate à violência ou a preocupação em conter a densidade populacional. 


Fato é que o investimento em infraestrutura urbana proporciona qualidade de vida aos seus habitantes e certamente encanta os turistas. Entenda o que é desenvolvimento urbano e quais são seus benefícios a seguir. Boa leitura!


O que é Desenvolvimento Urbano


O desenvolvimento urbano é o investimento em infraestrutura urbana planejada, visando a promoção de qualidade de vida aos seus habitantes, garantindo o acesso a itens indispensáveis como saneamento básico, segurança pública, moradia e transporte.


Em geral, as cidades que promovem esse investimento em infraestrutura resolvem situações prejudiciais a sua população, como o trânsito caótico, a má gestão de poluentes e resíduos sólidos e a falta de saneamento básico acessível.



Legenda: Em cidades com desenvolvimento urbano, o trânsito caótico não é um problema corriqueiro.


Além disso, em cidades como Medellín, o desenvolvimento urbano foi utilizado como recurso estratégico governamental para reduzir drasticamente os índices de violência, com o investimento em infraestrutura, em locais de lazer e cultura. Hoje, esse projeto é referência mundial em sustentabilidade e desenvolvimento urbano.


As características do Desenvolvimento Urbano Sustentável


As cidades que investem em desenvolvimento urbano sustentável têm diversas características em comum, que facilitam a vida de seus habitantes e promovem um maior bem-estar social. Abaixo, listamos quais são essas características.


Funcionalidade

A funcionalidade é a primeira característica do desenvolvimento urbano, já que nesses locais os problemas comuns como engarrafamentos ou falta de saneamento básico são solucionados. 


Segurança

O segundo item é a segurança, tendo em vista que o acesso aos bens culturais, à educação e aos demais itens apresentados promovem maior segurança social, pois reduzem os índices de violência.


Sustentabilidade

Por fim, a sustentabilidade é o nosso terceiro aspecto a ser ressaltado. As cidades desenvolvidas priorizam também as medidas sustentáveis para a redução de poluentes e redução da produção de lixo. 


Legenda: Funcionalidade, sustentabilidade e segurança são características do desenvolvimento urbano.


Contudo, ao contrário do que parece, não são só as cidades e a gestão estatal as responsáveis pela promoção do desenvolvimento sustentável. Empresas e demais organizações como a ACPO podem contribuir para esse objetivo.


Por que a ACPO acredita na promoção do desenvolvimento sustentável


Para nós da ACPO, um dos nossos pilares quando planejamos um projeto é a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano. Por essa razão, em cada empreendimento que lançamos, como o Riviera Condomínio Clube ou a família Life Park, priorizamos soluções inovadoras que garantam que a construção seja sustentável.


Dessa forma, nossos clientes têm a garantia de adquirir um imóvel ou terreno de qualidade e sustentável, priorizando o desenvolvimento urbano da nossa cidade e contribuindo para um crescimento sustentável da região.


Conheça quais são as nossas iniciativas em desenvolvimento urbano sustentável acessando o nosso site através deste link. Você também pode acompanhar nossas novidades em nossas redes sociais.

Receba nossas novidades!

Cadastre seu e-mail e você será avisado de tudo que estamos lançando.