Economia familiar: como organizar as finanças para comprar um imóvel | ACPO .:. Empreendimentos
  • Economia familiar: como organizar as finanças para comprar um imóvel

Economia familiar: como organizar as finanças para comprar um imóvel

Sair do aluguel e adquirir o imóvel próprio é o sonho de qualquer pessoa. Afinal, esse é com certeza um dos passos mais importantes da vida. No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil e, em muitos casos, requer muito planejamento e disciplina para organizar as finanças para a aquisição. Programar-se, cortar gastos, pesquisar intensamente sobre o empreendimento desejado e saber investir corretamente são alguns dos pontos aos quais você deve estar atento antes de comprar o imóvel ideal para você e sua família.

Por isso, neste post, a ACPO vai dar 4 dicas para você organizar sua vida financeira e conquistar a tão sonhada casa própria.

Planejamento 

A primeira etapa é planejar detalhadamente os objetivos e as metas. Depois de ter alguns imóveis em vista, é muito importante analisar a renda disponível. Com isso, você tem uma ideia da quantia necessária para atingir o valor da propriedade. Estipule metas mensais de poupança; assim, você vai ter uma noção do tempo que levará para acumular o montante total.

Caso você opte por fazer um financiamento, é importante observar se o valor das prestações não irá comprometer a renda mensal da família. Você também pode utilizar o FGTS como entrada no imóvel. Dessa maneira, o valor das parcelas e o tempo de pagamento podem diminuir consideravelmente.

Gastos superficiais

Não tem jeito. Por ser um investimento de alto valor, comprar um imóvel exige alguns sacrifícios. Você vai precisar repensar as suas compras, analisar quais são realmente necessárias e, então, tentar economizar ao máximo. Focar nas metas de gastos mensais vai ajudar!

Outra maneira de cortar gastos é revisar assinaturas de produtos via streaming, pacotes de serviços e taxas de banco. Eliminar algumas assinaturas desnecessárias, escolher planos de Internet ou televisão mais básicos e revisar suas contas bancárias vai surpreender você no final do mês.

Pesquise

Esteja atento ao mercado. Pesquise as melhores possibilidades de compra, converse com pessoas envolvidas na área e avalie as opções de financiamento junto aos bancos. Todos esses fatores vão contribuir para que você adquira um bom imóvel com muita segurança. Esteja antenado também ao tipo de empreendimento desejado — imóveis usados ou na planta possuem particularidades que merecem atenção. Busque facilidades e pense nos gastos a médio e longo prazo.


Busque investir

Em geral, o brasileiro ainda investe muito pouco fora do universo da poupança. No entanto, várias opções estão disponíveis no mercado e podem ser mais úteis para as suas necessidades. Para aplicar, claro, você deve estudar um pouco sobre como funciona o mercado financeiro. Ter contato com pessoas que já investem também pode ajudá-lo a tomar as melhores decisões para fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Assim, fica mais fácil alcançar o objetivo de conquistar seu imóvel próprio!

Organização das finanças para aquisição de imóvel.

Comprar um imóvel requer planejamento, organização nas finanças e muita disposição para correr atrás do sonho. Com essas dicas, você vai dar esse grande passo da sua vida. Gostou das nossas recomendações? Nós, da ACPO, queremos sempre dar a você as melhores sugestões! Quer saber mais? Acesse o nosso blog.

Receba nossas novidades!

Cadastre seu e-mail e você será avisado de tudo que estamos lançando.