Linha do tempo: saiba mais sobre a história de Pelotas | ACPO .:. Empreendimentos
  • Linha do tempo: saiba mais sobre a história de Pelotas

Linha do tempo: saiba mais sobre a história de Pelotas

A história de Pelotas é muito intensa. Por muitos anos a cidade foi nacionalmente famosa pela forte indústria do charque. Durante esse período, estabeleceu-se uma arquitetura incrível, de estilo neoclássico e sob grande influência portuguesa e francesa. Muito sobre a trajetória pelotense é mantido como patrimônio histórico pelo estado. Afinal, contar um pouco sobre o município é trazer à tona os momentos mais importantes da economia, da fundação e da organização social de um dos principais destinos da região Sul do RS.

Por isso, nós, da ACPO, vamos apresentar a você alguns fatos marcantes de Pelotas e que, de uma forma ou de outra, ajudaram a erguer a cidade. Acompanhe!

Charqueadas 

A origem das charqueadas, tão famosas no século XIX, se deu, inclusive, antes da fundação da cidade. Ainda no século XVIII, um imigrante português trouxe uma visão industrial à produção de charque, cujo processo de trabalho era realizado em um sistema de subsistência até então. Ao impulsionar a produção, estimulou-se o surgimento de novas charqueadas; assim, a região, aos poucos, ganhou notoriedade nacional. O auge econômico do setor deu-se na metade do século XIX.

A partir do seu crescimento econômico, sua população também aumentou. A região era formada por várias estâncias e sesmarias (terrenos cedidos pelo governo português) e, conforme os territórios foram organizados, vieram as denominações. De vila, Pelotas recebeu o título de cidade em 7 de julho de 1812.

fatos marcantes da história de pelotas

Arquitetura 

Pelotas guarda uma rica arquitetura que é referência até a atualidade. A maioria dos tesouros arquitetônicos são dos séculos XVIII e XIX, como as principais igrejas, o Mercado Público Central, o Grande Hotel, entre outros. A Caixa D’Água de Ferro, localizada na Praça Piratinino de Almeida, é um dos maiores monumentos de arquitetura da cidade. Construída em 1875, sua estrutura é composta por 45 colunas metálicas e ainda hoje segue sendo a única desse estilo na América Latina.

Cultura do doce

fatos marcantes da história de pelotas

A cultura do doce em Pelotas também tem muita relação com o charque. Isso porque a especiaria era enviada para o Nordeste em troca de açúcar, o que acabou por impulsionar a produção da iguaria. Nesse período, as principais origens das receitas vinham, principalmente, dos portugueses e dos africanos.

A cidade mantém o Museu do Doce, criado em 2013 e que cuja visitação possibilita acompanhar todo o seu processo de produção histórica, desde o século XIX. Atualmente, Pelotas conta com inúmeras docerias que fazem a festa dos moradores e dos turistas. Desde 1986, o município da região Sul do estado realiza, anualmente, a Feira Nacional do Doce (a Fenadoce), evento que reúne gastronomia, lazer e muita música.

Educação 

Pelotas é um polo de ensino superior. A cidade possui algumas das faculdades mais antigas do Rio Grande do Sul. Inclusive, a Universidade Católica de Pelotas foi a primeira do interior do estado, criada em 1960. Já em 1969, foi a vez da Universidade Federal de Pelotas, que contempla diversos cursos de graduação e de pós-graduação. Além disso, instituições como, por exemplo, o Senac, a Anhanguera e o Instituto Federal Sul-rio-grandense também oferecem aos pelotenses várias opções de formação, tornando muito vasto o setor de ensino superior do município.

fatos marcantes da história de pelotas

Pelotas é um lugar histórico e encantador. Vários acontecimentos ao longo de sua trajetória ajudaram a construir a cidade e a dar a ela esse seu charme irresistível. A ACPO também faz parte dessa história. Para acessar mais conteúdos, visite o nosso blog.

Receba nossas novidades!

Cadastre seu e-mail e você será avisado de tudo que estamos lançando.